top of page

Ajman o menor Emirado

Updated: Jul 5, 2023



Ajaman o nenor Emirado
Ajaman o Menor Emirado

Ajman o menor Emirado


Uma visita, o menor emirado, é visitar a mais típica das cidades costeiras do país: uma história marítima milenar, uma era de ouro da pesca de pérolas encerrada, um forte museu que homenageia o que resta do passado, uma cornija e alguns souks despovoados.

No entanto, Ajman não tem riqueza de petróleo e gás em seu território, que é quase sem litoral no emirado de Sharjah.

Certamente hoje ignorada pelos turistas, é uma pacata vila provinciana que vive ao ritmo dos seus estaleiros.


Um pouco da história de Ajman

Ajman vendeu pérolas por mais de 2.000 anos para comerciantes que passavam. Os primeiros vestígios desta atividade remontam ao século III aC A cidade também era conhecida pelos seus estaleiros navais.

O nome Ajman vem de uma tribo que veio de Omã em 1775. O Emirado teve seu primeiro reconhecimento oficial como estado em 1820, por ocasião de um tratado com a Grã-Bretanha. O Golfo Pérsico foi então vítima de lutas por influência comercial, e houve muitos confrontos entre as tribos dos diferentes emirados.

Contudo, nos longos períodos outros tratados relacionados à segurança marítima foram assinados com a Grã-Bretanha e, em 1892, Ajman ficou mais formalmente sob o domínio britânico, em uma coleção de territórios conhecidos como Estados da Trégua. Além do mais, você deve saber que ao longo desse período, o número de habitantes oscilou em torno de 1000.

Em 1971, os britânicos se retiraram definitivamente da região, e Ajman concordou em integrar os Emirados Árabes Unidos, país recém-criado pela união de sete emirados.

Ajman o menor Emirado: O Ajman de hoje

No início deste século, Ajman abrigava 240.000 habitantes.


A cidade de Ajman é conhecida internacionalmente especialmente no mundo muçulmano por meio de seu canal de televisão via satélite Channel 4, amplamente transmitido.

Adota na telinha a linha de programas que fizeram o sucesso da Rádio Pública. Na década de 1960, a Public Radio foi a primeira estação de rádio nos Emirados Árabes Unidos, transmitindo versos do Alcorão e outras leituras religiosas.

A nível econômico, se os estaleiros ainda produzem alguns dhows com linhas tradicionais, é a reparação de navios que é o pulmão económico da cidade. Se você for às docas, verá vários quilômetros de navios utilitários ancorados sendo consertados.


O que você pode fazer em Ajman


Nos últimos anos, cada vez mais turistas visitam Ajman, graças aos esforços contínuos de seus líderes. Aqui estão algumas das coisas que você pode fazer lá.


A torre de vigia Al Murabaa é um local popular perto da praia de Ajman. Foi construída na década de 1930 e também é chamada de "Torre Quadrada" devido ao seu formato.



Conheça os barcos tradicionais

No coração de Ajman, perto da torre quadrada, fica um “dhow”, o barco tradicional da região . Dhows ainda são feitos em Ajman e o emirado tem o maior centro de construção de dhows do mundo.


Vá observar pássaros

A Reserva Natural Al Zawrah em Ajman abriga muitas espécies de pássaros nativos e uma variedade de vida marinha. Suas lagoas tranquilas, salinas e manguezais escarpados também são frequentados por aves migratórias em determinadas estações.


Aproveite o surf e a praia


Devido ao clima agradável de Ajman, muitos turistas lotam suas belas praias. Se você olhar atentamente para a água, poderá ver golfinhos, que costumam nadar na área. Você também pode praticar esportes aquáticos como surf ou jet ski!


Passeie pela marina

A Marina Ajman, um dos mais novos empreendimentos da área. Pode caminhar, correr ou andar de bicicleta ao longo dos seus 1,5 quilómetros de esplanada, antes de tomar a sua refeição num dos restaurantes presentes neste local.


Visite uma mesquita


Existem várias mesquitas no emirado, mas talvez a mais famosa seja a Mesquita Sheikh Zayed Ajman. Aparentemente, a mesquita foi construída por Humaid bin Rashid Al Nuaimi, o governante de Ajman, para seu pai, o falecido Sheikh Rashid bin Humaid Al Nuaimi.


Vai fazer compras

Ajman tem mercados tradicionais, chamados souks, onde você pode comprar lembranças. Ultimamente também tem shoppings modernos onde você pode comprar quase tudo que se instalou !

Além disso, o emirado está repleto de restaurantes para satisfazer seus desejos, seja de pratos locais ou internacionais!


Como chegar a Ajman?


Há 4 rotas para ir de Ajman (Estação) para Dubai de ônibus, táxi ou carro

Selecione uma opção para ver as orientações passo a passo e para comparar preços de passagens e tempos de viagem no planejador de viagens Rome2Rio.

Para chegar até lá, aconselho alugar um carro. De Dubai, você leva apenas menos de uma hora para chegar lá!

Ajman é provavelmente o menor emirado, mas é o lar de muitas atrações incríveis que muitos turistas irão desfrutar.

Durante a sua viagem ao Dubai, se quiser fugir da cidade e da sua população, aconselho a conhecer Ajman.

Se você gostou de conhecer sobre Ajman junta-se ao nosso grupo de viajantes Aposentadas pé na Estrada.

2 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page